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O Grupo Paccar atua no mundo inteiro com várias marcas, se destacando a DAF, com atuação na Europa e na América do Sul, e Peterbilt e Kenworth, que operam na América do Norte e na Austrália, por exemplo.

Como é comum em empresas de um mesmo grupo, as marcas compartilham muitas tecnologias e componentes, fazendo uma mistura que rende muito financeiramente para as empresas.

O caso mais comum entre as marcas citadas acima é o uso comum de motores, caixas de câmbio e eixos, fornecidos pela Paccar. O DAF XF Euro 6 do Brasil usa um motor idêntico ao usado nos Peterbilt e KW norte americanos, com pequenos ajustes para se adequar a cada região.

Mas um caminhão muito curioso chama a atenção na internet há vários anos. Trata-se de um Kenworth K200 (foto acima), que é bem vendido na Austrália para tracionar conjuntos do tipo b-double, iguais aos nossos bitrem.

Há cerca de dez anos, uma unidade, possivelmente em testes, foi fotografada nos Estados Unidos, com a cabine do DAF XF Euro 6 sobre a base do Kenworth, ostentando na grade dianteira o nome da montadora norte americana.

O modelo é equipado com direção do lado direito, mas o que mais chama a atenção é a posição do eixo dianteiro.

Kenworth K200

O K200 tem o eixo avançado em relação ao DAF XF, o que deu um visual bastante diferenciado ao caminhão híbrido.

Não existem mais informações relevantes sobre o caminhão, que aparentemente foi um projeto que não seguiu a diante. Mas que é interessante, isso é.

Falando em projetos diferenciados, conheça no link abaixo o Scania 112MC, construído para o mercado australiano, e também contando com um visual diferentão.

Scania 112MC – Um modelo diferentão da Nova Zelândia

By DB

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