anúncios

A Paccar, dona das marcas Kenworth e Peterbilt, anunciou hoje a celebração de um parceria com a Toyota Motor North America, para desenvolvimento e produção de caminhões com sistemas de propulsão de hidrogênio.

Esses veículos são equipados com células de combustível de hidrogênio, que, por meio de uma reação química entre o hidrogênio e oxigênio, produzem eletricidade, que movem o caminhão, e emitem do escapamento apenas água pura.

No acordo, as empresas vão trabalhar para acelerar o desenvolvimento da tecnologia para os caminhões Kenworth T680 e Peterbilt 579. As primeiras entregas para clientes vão acontecer a partir de 2024.

Paccar e Toyota já tem caminhões equipados com essa tecnologia. Nos últimos anos, o Porto de Los Angeles tem testado dez caminhões a hidrogênio Kenworth T680 FCEV.

Esses caminhões usados nos testes permitiram que as empresas conseguissem aumentar a eficiência das células de combustível, ampliando a autonomia e melhorando a potência dos veículos.

O sistema de trem de força elétrico da Toyota recebeu recentemente a certificação Zero Emission Powertrain pelo California Air Resources Board (CARB). A Toyota começará a montagem dos módulos nos Estados Unidos no final de 2023.

“Tendo trabalhado extensivamente com a equipe Toyota, estamos confiantes de que nossos esforços combinados podem fornecer caminhões a hidrogênio com toda a qualidade, confiabilidade e suporte pós-venda dos quais os clientes Kenworth e Peterbilt dependem. Esta parceria expande ainda mais a linha líder de mercado da Paccar de veículos de emissão zero que melhoram a eficiência operacional dos clientes e reduzem seu impacto ambiental”, disse John Rich, diretor de tecnologia da Paccar.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Paccar para concretizar um futuro em que a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio da Toyota possa alimentar caminhões pesados ​​que percorrerão as rodovias dos Estados Unidos com emissões zero. Essa tecnologia inovadora nos permite fornecer aos nossos clientes uma opção viável de carbono neutro para promover seus negócios, ao mesmo tempo em que contribui para a missão da Toyota de reduzir e, em última análise, eliminar o carbono do meio ambiente”, disse Christopher Yang, vice-presidente de desenvolvimento da Toyota Motor North America.

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *