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Um caminhão Volvo FH16 perdeu seu motor diesel de 6 cilindros e 16 litros, mas não perdeu potência. As empresas Janus Electric, OZ Minerals e Qube, na Austrália, transformaram o bruto em um caminhão elétrico.

A potência permaneceu praticamente inalterada, com 720 cavalos de potência e 2.500 Nm de torque. O câmbio também continua sendo o I-Shift de 12 velocidades.

Mas, no lugar do diesel, 620 kWh de eletricidade, que permitem que o caminhão rode até 400 quilômetros com uma única carga, realizando o transporte de até 170 toneladas.

De acordo com as empresas envolvidas no projeto, esse é o caminhão elétrico de rodovia mais pesado do mundo.

Pare reduzir o tempo de recarga das baterias, a cada parada para abastecimento, as baterias são trocadas, em um processo que dura menos de 30 minutos.

O custo total para realizar a conversão gira em torno de US$ 200 mil, ou pouco mais de R$ 1 milhão, em conversão direta.

O caminhão elétrico vai rodar em testes na Austrália, transportando cargas em um roadtrain de três carretas, com 19 eixos e 74 pneus, da mina de cobre da OZ Minerals em Carrapateena para o porto de Whyalla, a 165 km de distância.

By DB

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