O freio auxiliar do caminhão afeta o consumo de combustível? Fazendo melhor uso do sistema de freio auxiliar, pode-se aumentar a distância de direção do veículo e reduzir os custos de direção?

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Quando se trata de uso eficiente de caminhões e economia de combustível, são problemas comuns durante o transporte.

Portanto, é necessário explorar isso com mais profundidade e esclarecer a verdadeira relação entre freios auxiliares e redução do consumo de combustível de uma forma mais técnica.

Então, você quer entender melhor? Continue lendo e revise as informações que coletamos para você!

Primeiro, devemos entender o verdadeiro significado dos freios auxiliares. Como o nome sugere, o sistema de frenagem funciona em conjunto com outros mecanismos de frenagem (como os freios de serviço tradicionais) para funcionar de maneira auxiliar.

Sem dúvida, o freio auxiliar mais conhecido no transporte é o freio motor, que pode ser encontrado em quase todos os veículos de grande porte em circulação.

O freio do motor comum funciona restringindo o escoamento do gás produzido pelo motor.

 Portanto, o que ocorre é um aumento da pressão interna, o que dificulta o movimento dos pistões e reduz a velocidade de rotação, o que por sua vez faz com que o caminhão saia do motor.

No entanto, deve-se destacar que com o avanço da tecnologia da indústria automotiva, outros sistemas auxiliares de frenagem também surgiram.

Por exemplo, hoje existe um freio retardador no mercado, uma tecnologia mais confiável e eficaz que pode ser usada em caminhões novos.

O freio retardador é um mecanismo auxiliar de acionamento hidráulico que, ao contrário do freio motor, atua diretamente no sistema de transmissão do veículo para frear a transmissão.

Qual é a relação de economia de combustível e freios auxiliares?

Os freios auxiliares, além de garantirem maior eficiência de frenagem, principalmente no caso de desaceleração prolongada, também desempenham um papel importante na economia de combustível.

Para entender como ocorre essa situação econômica, basta considerar que o acelerador não será acionado toda vez que o veículo se mover com sua própria inércia em estado de descida.

Com isso, o sistema de injeção de combustível não funciona, o que reduz o consumo a um nível mínimo, que é praticamente zero.

Ou seja, quando o motorista usa o freio retardador ou o freio motor, já que sua intenção é frear o caminhão, ele automaticamente para de pisar no acelerador.

Portanto, o sistema de injeção cortará o fornecimento de combustível. Portanto, boas economias podem ser produzidas. Além disso, há outro que também ajuda a reduzir o consumo de combustível.

Quando o motorista possui um sistema de frenagem eficaz, ele consegue manter a velocidade média do caminhão por mais tempo, pois sabe que não depende dos freios de serviço, pois os freios de serviço têm maior probabilidade de superaquecimento.

Portanto, a lógica é que, quando o motorista trabalha como um freio de serviço, ele deve segurar o caminhão com mais força para evitar que embale, porque os sistemas de frenagem tradicionais muitas vezes encontram um certo grau de insegurança.

Por outro lado, quando usado com freios de serviço, o motorista também possui freios auxiliares, como freios motor e freios retardadores, que podem manter uma velocidade constante e um valor médio alto dentro da faixa da pista. Desta forma, sempre que o camião estiver a circular a uma velocidade constante, será mais económico.

Conheça algumas dicas para reduzir o consumo de combustível

Além do uso correto dos freios auxiliares, existem outras medidas que podem aumentar a economia de combustível, reduzindo diretamente os custos operacionais de transporte.

A seguir, resumimos algumas medidas para ajudá-lo a otimizar esta importante questão. Confira abaixo!

Planejando a  Rota

O planejamento de itinerários é, sem dúvida, uma das ações que mais impactam a economia de combustível.

Para confirmar isso, imagine a situação de um motorista que não planeja se deslocar e, como resultado, passa por uma grande cidade quando o volume de tráfego é maior.

Esse simples descuido não só aumentará o tempo de viagem, mas também aumentará o consumo de combustível.

No caso de tráfego intenso, além de paradas e partidas frequentes, o motorista provavelmente será forçado a usar a marcha mais forte do caminhão para dirigir em uma velocidade mais baixa – isso sem dúvida aumentará o consumo de combustível.

Assim, por exemplo, planejar rotas, definir paradas e o melhor horário para percorrer as cidades e os trechos mais movimentados fazem parte do dia a dia de motoristas e transportadoras.

Reduzir o consumo de combustível diminuindo a resistência do ar

Ao dirigir, o caminhão experimenta muita resistência do ar, tornando-o mais pesado e requer mais potência do motor para superar essa resistência.

Você pode ter imaginado que esta situação aumentará o consumo de combustível e os custos de viagem.

Portanto, a compra de peças que reduzem o atrito entre o caminhão e o ar também pode promover o desenvolvimento econômico.

Por exemplo, neste ponto, enfatizamos a importância do defletor, que não só torna o caminhão mais bonito, mas também mais eficaz na redução da resistência do ar.

Faixa de rotação do caminhão como utilizar

Cada motor é projetado para funcionar dentro de uma faixa de velocidade ideal. Dentro desta faixa, ele terá um bom desempenho em termos de consumo de energia e consumo de energia. Saber usar essas informações é fundamental para economizar combustível.

Portanto, o motorista precisa estar atento à rotação do motor e tentar mantê-la dentro da faixa ideal, que normalmente é mantida entre 1200 e 1300 rpm, com velocidade média de 80 km / h.

O embalo do caminhão, porque é importante aproveitar para a redução do consumo de combustível?

Cada vez que um caminhão se move por conta própria, dependendo de seu impulso e inércia, ele tende a reduzir o uso do pedal do acelerador pelo motorista. Esse fato também contribui para a economia de combustível.

Portanto, outra medida que pode ajudar a reduzir o consumo é simplesmente aproveitar melhor a dinâmica do veículo.

Por exemplo, após uma descida, seguida por um trecho em aclive, o motorista pode aumentar ligeiramente a velocidade do caminhão para ganhar potência e usar a inércia para começar a subir, economizando assim a potência do motor e o combustível.

Por fim, como você pode ver, os freios auxiliares não só desempenham um papel vital na segurança e eficiência da frenagem de caminhões, mas também estão relacionados à economia de combustível, que afeta gravemente o orçamento da direção autônoma, principalmente nas empresas de transporte. Agora você tem um melhor entendimento da relação entre freios auxiliares e economia de combustível.

By DB

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