[ad_1]

anúncios

A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte elaborou uma lista com dicas de segurança, visando a prevenção de acidentes na região por conta do grande movimento de cargas indivisíveis e superdimensionadas. A PRF destaca que os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Pernambuco têm recebido um alto fluxo desse tipo de veículo, especialmente do segmento eólico.

Cargas como pás eólicas são escoltadas pela PRF, devido às dimensões e também ao risco que envolve a operação de transporte, porque esse tipo de veículo pode ocupar as duas pistas, fazer manobras pela contra mão e mesmo bloquear totalmente as vias.

No ano passado foram realizadas 2.542 escoltas do tipo, número bastante superior ao registrado no ano de 2020, quando foram feitas 1.459. Ceará lidera, com 1.929, seguido pelo Rio Grande do Norte, com 1.074.

A PRF destaca que não realiza escolta de todo tipo de carga indivisíveis e superdimensionadas, sendo que alguma são realizadas por empresas privadas, com veículo identificados, pintados com faixas laranjas e brancas alternadas, sinalizados com bandeiras em suas extremidades laterais. Estes veículos são aptos a orientar os condutores sobre os momentos de ultrapassagem.

Por segurança, a PRF destaca sete dicas para evitar acidentes em caso da realização de transporte de cargas de grande porte nas rodovias.

  1. Reduza a velocidade.
  2. Obedeça às ordens policiais.
  3. Mantenha distância.
  4. Só ultrapasse quando autorizado pelos policiais ou pelos condutores dos veículos de escolta.
  5. Aguarde orientações dos policiais ou dos condutores dos veículos de escolta.
  6. Redobre a atenção.
  7. Ao transitar em sentido contrário, mantenha-se o mais próximo possível do bordo da pista.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

[ad_2]

Source link

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *