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O novo caminhão totalmente elétrico MAN eTruck passou bastante frio entre os meses de dezembro e março. Todos os dias, o novo caminhão rodou entre 600 e 800 quilômetros em temperaturas de até 40 graus negativos.

Além de testes de rodagem, a montadora analisou o funcionamento do ar condicionado e aquecimento, além do comportamento do carregamento das baterias, que foram o foco de milhares de quilômetros de testes bem-sucedidos nas condições do Ártico.

“Os testes de inverno foram um sucesso total. Nossos engenheiros literalmente colocaram o novo eTruck à prova dia e noite nas condições mais difíceis. O nível de maturidade já é extremamente alto e a equipe de desenvolvimento está trabalhando com grande paixão nos próximos testes para fornecer aos nossos clientes com um produto ideal para a mudança para o transporte rodoviário de carga livre de CO2”, diz o Dr. Frederik Zohm, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da MAN Trucks & Bus.

Um grupo de 30 engenheiros enfrentaram o inverno polar com frio congelante, tempestades de neve e apenas algumas poucas horas de luz do dia por cerca de quatro meses para levar o novo MAN eTruck ainda mais para perto da produção em série.

No processo, eles testaram o gerenciamento geral de energia, o resfriamento e o gerenciamento térmico das baterias, a interação e o controle dos componentes do trem de força, bem como o comportamento de carregamento sob condições extremas de inverno, entre outras coisas, em quatro protótipos com diferentes configurações de bateria, motores, transmissão, eixo e cabine da linha, que entrarão em produção em série posteriormente.

“Equipes interdisciplinares são a chave para tornar o MAN eTruck pronto para todos os requisitos do cliente e condições operacionais. Nosso objetivo é ser capaz de cobrir uma grande parte do portfólio atual de aplicações com o novo eTruck. O transporte de longa distância livre de CO2, de produtos refrigerados e outras mercadorias na combinação de semirreboque clássico, será tão possível quanto a coleta de leite do fazendeiro com o caminhão-tanque elétrico ou o descarte de lixo silencioso e sem emissões na cidade”, explica Rainer Miksch, vice-presidente de testes de veículos da MAN.

Além dos testes de direção, o caminhão ainda vai passar por uma série de análises de segurança, especialmente das baterias. Elas serão testadas quanto à resistência ao fogo aberto, à imersão em água e à queda livre no solo.

Além disso, cada peça do caminhão é testada individualmente, para garantir que tudo funcione como um relógio suíço.

Em pouco tempo, unidades do eTruck entrarão em operação com alguns clientes selecionados, para que o uso do veículo em condições reais também seja analisado.

By DB

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