anúncios

Além da redução da produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, a Mercedes-Benz esta reduzindo a produção de cabine na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira.

Desde o último dia 03 de abril, parte dos funcionários da unidade estão em férias coletivas, que vão durar até 02 de maio.

A montadora também negocia com o sindicato local a adoção de um lay-off, termo em inglês que significa ‘período de inatividade’. Com isso, há uma suspensão temporária do contrato com o colaborador, diminuição do salário e da jornada de trabalho.

Além da montadora alemã, Scania, General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis também reduziram a produção no Brasil.

Em nota, a montadora diz que a prioridade é atender os clientes, e que os juros elevados e de dificuldades na concessão de financiamentos derrubaram a demanda por caminhões.

Veja a nota na íntegra abaixo:

No começo de 2023, a Mercedes-Benz do Brasil já previa uma queda do mercado interno de veículos comerciais em função da mudança de legislação ambiental – Proconve P8 (Euro 6). Porém, no decorrer do 1º trimestre, em razão de juros elevados e de dificuldades na concessão de financiamentos, observou-se uma demanda ainda menor do que a esperada para este ano.

Diante disso, a empresa informa que, entre 3 de abril e 2 de maio, já estão sendo concedidas férias coletivas parciais a colaboradores das fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), além de semanas reduzidas de trabalho conforme necessidades das áreas.

Adicionalmente, a empresa está em tratativa com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC visando a adoção de turno único de trabalho na produção de caminhões por um período de 2 a 3 meses a partir de maio.

Para a fábrica de Juiz de Fora, em negociações com o Sindicato local, a alternativa que está sendo avaliada é adoção de lay-off por período de dois meses a partir de maio.

Todas essas alternativas estão sendo negociadas previamente com total transparência junto ao Sindicatos dos Trabalhadores com o objetivo de buscar formas de gerenciar a queda de demanda, mantendo o nível de emprego.

Mais uma vez asseguramos a nossa prioridade em atender nossos clientes e seguir com a nossa missão de entregar os melhores caminhões, chassis de ônibus, serviços e tecnologias ao mercado.

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *