Lojas Renner

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Com a economia em crise por conta da pandemia, o nível de inadimplência tem aumentado nos últimos dois anos. No início de abril, a Serasa divulgou que o país atingiu a marca de 65,2 milhões de consumidores inadimplentes em fevereiro de 2022. Ao todo, são mais de R$ 263,4 bilhões em dívidas em atraso.

E algumas das empresas que sofreram com essa realidade são as grandes varejistas de roupas, como Riachuelo, Marisa e Renner. E para evitar essa situação, as empresas podem chegar a reduzir o crédito oferecido no mercado. Então, para saber mais, confira a seguir.

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Dessa forma, desde que o aumento dos calotes começou a acontecer nestas lojas, a Marisa, por exemplo, já anunciou que deve aumentar suas medidas de provisão. Já o diretor financeiro da Riachuelo, Túlio de Queiroz, adiantou que pode começar a fechar a torneira de financiamentos, já que a varejista vai ficar mais seletiva na hora de liberar crédito.

Porém, as empresas entendem que precisam ter cautela neste momento, uma vez que os cartões de crédito das lojas ainda são uma parte importante do faturamento. Na Renner, por exemplo, 35% das vendas são feitas por meio de crediário próprio. Na Marisa, esse percentual sobe para quase 40%.

Afinal, o cartão de crédito hoje é o que permite o aumento do poder de compra de muitos brasileiros. Por outro lado, ele também é um dos vilões da inadimplência. Nesse sentido, as empresas devem pensar bem em suas estratégias, para que o medo de tomar novos calotes não diminua drasticamente a possibilidade de venda.

Por fim, além de financiar a compra de um produto de sua própria prateleira, algumas das varejistas, como Marisa, Renner e Riachuelo, também emprestam dinheiro, concorrendo com as financeiras. Nesse caso, é preciso tomar ainda mais cuidado, alertam os economistas. Especialmente em um momento de alta nos juros.

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Imagem: Felipecbit / Shutterstock.com



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By DB

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