anúncios

A MAN é uma grande fabricante de caminhões que todo mundo conhece. Fundada em 1898, a Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg AG (MAN) ainda opera em muitos países do mundo, e, como citado anteriormente, tem forte presença no setor de transporte de cargas.

O que pouca gente sabe é que a montadora alemã já teve uma operação dedicada à fabricação de maquinário agrícola.

Chamada de MAN Ackerdiesel, a operação durou 41 anos, entre 1921 e 1962, e ofereceu uma linha bastante ampla de tratores, começando com o Tragpflug, um tipo de motocultivador, em 1921.

O Tragpflug era uma arado com um motor a gasolina de 4 cilindros e potência de 20 cavalos, que posteriormente foi ampliada para 30 cv. Era considerado um excelente equipamento, por ser potente, fácil de operar e ter excelente manobrabilidade.

Dois anos depois chegou o primeiro trator, com a construção semelhante à usada até hoje.

Algum tempo depois, os motores a gasolina começam a ser deixados de lado, e entram em operação tratores equipados com motores diesel, os mesmo que já equipava os caminhões na década de 1920.

Ele tinha 50 cavalos de potência, e até mesmo suspensão dianteira, o que melhorava a tração em condições ruins de terreno.

A linha de maior sucesso seria a AS 250, que começou a ser produzida na Alemanha em 1938. Foi bem aceito no início, mas logo começou a Segunda Guerra Mundial, onde as fábricas foram modificadas para a produção de equipamentos militares.

Durante a guerra, a empresa francesa Latil conseguiu retomar a produção do AS 250. Em 1944, a MAN tinha capacidade anual de fornecer cerca de 1.000 tratores com tração nas quatro rodas e potência de 50 cv.

Nos anos seguintes, a empresa desenvolveu novas tecnologias, e fabricava os tratores em um sistema modular, onde os clientes podiam encomendar as máquinas com motores variados e potências de 18 a 50 cavalos.

Em 1962, a MAN Ackerdiesel se fundiu com a Porsche-Diesel. A parceria durou apenas um ano, já que a Porsche desistiu do negócio de máquinas em 1963. Com isso, a produção dos tratores MAN chegou ao fim.

Atualmente, os tratores que sobreviveram são altamente colecionáveis, e sempre aparecem em eventos de veículos antigos pela Europa e outros lugares do mundo.

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *