anúncios

Equipados com um trem de força totalmente novo e contando com o visual inédito do S-Way, os novos caminhões da Iveco na Copa Truck iniciam a temporada no próximo domingo, 19 de março, no Autódromo Internacional Ayrton Senna de Goiânia-GO.

Os novos S-Way de competição foram apresentado na manhã de ontem, 15 de março, em evento realizado no autódromo. A Iveco diz que o modelo das pistas traz os mesmos atributos do S-Way rodoviário, como tecnologia, robustez e confiabilidade.

A grande diferença é que o motor, o FPT Cursor 13 de nova geração, recebe mais potência. Na versão rodoviária são 540 cavalos de potência e 2.550 Nm de torque, que fazem o caminhão de 10 toneladas chegar a cerca de 120 km/h de velocidade máxima.

Para as pistas, o propulsor é totalmente retrabalhado, e atinge potências de até 1.200 cavalos e torque superior aos 3.000 Nm. O peso do modelo de competição chega às cinco toneladas, metade da versão rodoviária, e a velocidade final mais do que dobra. Se a pista permitir, é possível chegar a 240 km/h com o bólido.

Entre as grandes novidades dos novos propulsores estão o sistema de injeção de combustível, do tipo Common-Rail, que opera com pressões altíssimas, e contam com alta tecnologia e um sistema de gerenciamento eletrônico 100% calibrado para o calendário de nove etapas, em diferentes circuitos do Brasil.

O caminhão também conta com novo hardware totalmente desenvolvido e preparado pela marca, com modificações e preparação de itens internos, suportes e nova coxinização.

Para 2023, a Iveco terá quatro caminhões no grid, que serão pilotados por Felipe Tozzo, com o número #57, que vai correr pela Dakar Motorsport e foi campeão na categoria Super Truck em 2021, e pela Usual Racing irão correr Djalma Pivetta #21, líder da equipe e ex-caminhoneiro, Danilo Dirani #28, que estreia no comando de um bruto da Iveco, e Welington Cirino 01#, atual campeão da categoria Pro que reforça o time da montadora.

“A Iveco participa da Copa Truck desde o início em 2017. Usamos a competição como um ‘laboratório’ para o desenvolvimento de novas tecnologias para o nosso portfólio comercial. Neste ano, nossos pilotos estarão a bordo do S-Way, um caminhão robusto que irá proporcionar o conjunto perfeito para que eles disputem o título com máxima performance e durabilidade do conjunto. O trabalho do time de Produto e Engenharia da Iveco é fundamental nesse sentido. Seja nas pistas ou nas estradas, nossos veículos estão prontos para todos os desafios”, destaca Maurício Corrêa, gerente de Marketing da Iveco.

Além do motor preparado, o caminhão de competição recebe uma nova caixa de câmbio de 6 marchas, preparada para as pistas, diferencial com carcaça em alumínio para reduzir o peso e eixo cardã encurtado.

O motor é montado em posição central no chassi, melhorando a distribuição de peso, e a cabine traz uma estrutura superreforçada, garantindo segurança para o piloto mesmo em casos extremos.

Safety Truck

Outra novidade da Iveco para as pistas é o Safety Truck. Nessa temporada, o caminhão que puxará o grid durante as apresentações e em caso de acidentes será um Iveco S-Way 540 6×4.

O caminhão será o responsável pela segurança dos 30 pilotos que farão parte do grid da Copa Truck em todas as etapas de 2023.

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *