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A redução nas vendas de caminhões em 2023 fez mais uma montadora reduzir a produção no país. De acordo com nota enviada ao Blog do Caminhoneiro, a redução de jornada de funcionários se dá devido à forte queda da demanda associada ao aumento da taxa de juros, além da introdução do Euro 6.

A montadora está concedendo férias individuais e remuneradas em áreas determinadas, por um período de até 12 dias, a partir de 24 de abril de 2023.

Mercedes-Benz, Scania, General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis também reduziram a produção no Brasil, com adoção de férias coletivas ou lay-off.

Entre os meses de janeiro e março, a Iveco vendeu 2.495 caminhões no Brasil, número próximo do registrado no mesmo período de 2022, quando foram vendidos 2.624.

Apesar disso, a maioria das vendas registradas é de caminhões Euro 5, produzidos até dezembro, que ainda estavam em estoque.

De acordo com a ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cerca de 90% do total de caminhões vendidos no Brasil nesse ano ainda são modelos Euro 5.

Ou seja, no mercado total, das 9.389 unidades vendidas, 8.450 são modelos Euro 5, que são mais baratos. Se a conta para a Iveco for exatamente a mesma, dos 2.495 caminhões vendidos nesse ano, 2.240 são modelos 2022 que estavam em estoque.

Além da alta dos preços decorrente da entrada em vigor da norma Euro 6, que encareceu os caminhões em cerca de 20%, a incerteza econômica e alta dos juros, que dificulta a obtenção de financiamentos, tem feito muitos transportadores deixarem de comprar caminhões novos, o que impactou fortemente a demanda de todas as montadoras.

By DB

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