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Automóveis esportivos fabricados há mais de 50 anos já usavam o magnésio para uma grande redução de peso. O metal é muito leve, pesando cerca de 1/3 menos do que o alumínio.

Utilizando esse material em substituição ao aço e alumínio, a Universidade de Xi’an Jiaotong, na China, entregou as primeiras unidades de um implemento que chega a ficar mais de 1 tonelada mais leve.

De acordo com a universidade, a liga de magnésio utilizada oferece a mesma resistência que o aço, e garante mais capacidade de carga, algo muito buscado por transportadores chineses.

A carreta tem 13 metros de comprimento, e usa 800 quilos de magnésio em sua estrutura.

A universidade, em parceria com a Shaanxi Automobile Group entregou algumas unidades para testes na última semana.

Shan Zhiwei, assistente do presidente da Universidade de Xi’an Jiaotong, disse que ainda existe mais espaço para redução de peso e otimização de materiais para o futuro.

O maior problema é o preço. Apesar do ganho de carga transportada, o custo do magnésio é muito mais alto do que o aço convencional, e as ligas necessárias para se obter a resistência necessária ao metal usam elementos nobres, o que aumenta ainda mais o custo final dos implementos.

A faculdade espera que o uso maior do magnésio na indústria faça o preço cair no médio prazo.

Um dos perigos do uso desse material, que não foi citado pela universidade, é que o magnésio é extremamente inflamável. Se exposto ao fogo, reage rapidamente, com grande liberação de calor e uma chama de cor branca.

By DB

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