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Volkswagen, MAN e Navistar deverão utilizar motores produzidos pela Scania a partir de 2024. A informação foi confirmada por uma comunicado ao mercado do Grupo Traton, detentor de todas essas marcas. No texto, o Grupo destaca que está desenvolvendo um programa modular de desenvolvimento dos caminhões, que usarão cada vez mais partes em comum, especialmente o trem-de-força.

O mesmo deve acontecer com cabines, chassis, eixos e sistemas de software dos veículos, apesar de cada marca manter sua própria identidade. Essa mudança deverá fazer com que os veículos fiquem mais parecidos uns com os outros ao longo dos anos.

Para o Grupo, essa mudança resulta em custos menores e também uma aceleração no tempo de desenvolvimento de novos produtos.

Atualmente, a Scania já tem um motor desenvolvido para essa combinação com as outras empresas. Chamado de Common Base Engine (CBE), o motor de 13 litros é o mais eficiente já desenvolvido, sendo chamado de último motor de combustão interna da empresa. Depois dele, todos os caminhões futuros deverão ser elétricos ou movidos a hidrogênio, seguindo a estratégia do Grupo Traton de ser livre de emissões.

O cronograma prevê que esse motor e suas variantes sejam usados pela Navistar a partir de 2023, MAN em 2024 e Volkswagen somente em 2028.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

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By DB

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