anúncios

O Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, lançou nesta semana o programa o ‘Voucher Transportador’. A iniciativa vai beneficiar mil motoristas com qualificação e custeio da habilitação D e E.

A meta do governo do Estado é que estes profissionais estejam preparados para assumir novos empregos e assim atender a demanda do setor.

“O Governo é um agente que liga os pontos, para alcançar as pessoas. Para ter um Estado próspero, ele precisa ser inclusivo, chegar lá na ponta. Este é um programa para quem busca um emprego, uma nova oportunidade. Este é só o primeiro passo”, afirmou o governador.

As primeiras mil vagas para o programa serão abertas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste.

Promovido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sest/Senat, o ‘Voucher Transportador’ vai funcionar como uma escola de motoristas profissionais.

Todos os custos do processo de alteração de categorias dos motoristas serão arcados pela Semadesc.

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) vai isentar os beneficiados das taxas referentes à habilitação (D e E) e o Senat promover esta qualificação com dois cursos, que totalizam 107 horas, na chamada Escola de Motoristas Profissionais.

O Governo do Estado vai publicar um decreto com os critérios para seleção dos motoristas.

“Primeiro vai se abrir o prazo para os interessados buscarem esta qualificação, depois será feito uma triagem daqueles que estão aptos mais rapidamente para conseguirem se tornar motoristas com carteira D e E”, afirmou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Este primeiro segmento profissional (motoristas de cargas e ônibus) foi justamente escolhido por haver uma demanda crescente no escoamento da produção do Estado, principalmente em função do setor da celulose.

O diretor-presidente da Setlog-MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de MS), Cláudio Cavol, citou que 70% das transportadoras estão com deficiência de motoristas.

“Devido a falta de oferta, muitas vezes se contrata pessoas não tão qualificadas, por isso este programa é benéfico tanto para economia, como para levar mais segurança às estradas”, destacou.

Além do Voucher Transportador, estão entre os projetos iniciais o ‘Voucher de Desenvolvedor de Sistemas’ para programadores de software, qualificação para mulheres na fronteira, programa para pessoas com deficiência, busca ativa de trabalhadores que estão desempregados, qualificação rápida em massa, e qualificação para setor hoteleiro, entre outros.

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *