anúncios

A Trucking HR Canada, em seu último relatório sobre o setor de transportes canadense, mostrou que o número de vagas abertas para motoristas profissionais explodiu nos últimos anos.

O número é três vezes maior do que o registrado em 2015 e o dobro de 2019, antes da pandemia do Covid-19, que chegou a inverter a situação.

No ano passado, o Canadá registrou 25.600 vagas em aberto, número que é considerado um recorde histórico, e sem previsão de redução.

Outra entidade do país, a Canadian Trucking Alliance (CTA), observou que a crescente escassez de caminhoneiros está ameaçando a eficiência da cadeia de suprimentos e a recuperação econômica do país.

Pesquisas realizadas pela CTA, em parceria com a Nanos Research e a Abacus Data também mostram que a maioria dos canadenses está preocupada com sua capacidade de obter mantimentos ou produtos essenciais e atribui corretamente as pressões da cadeia de suprimentos e a inflação no mercado de varejo à falta de caminhoneiros.

No último mês, o Governo Canadense confirmou que será aberto um programa para contratação de motoristas estrangeiros, visando reduzir a falta de motoristas no país.

O Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, Sean Fraser, anunciou a abertura de um programa piloto para ajudar empresas a contratarem trabalhadores de outros países, especialmente refugiados e outros imigrantes que sejam qualificados. A medida abrange também os caminhoneiros.

Há vários anos, o Canadá tem o programa Economic Mobility Pathways Pilot (EMPP), que permite a contratação de trabalhadores de outros países que sejam altamente qualificados, de forma a superar a falta de mão de obra em alguns setores.

Esse programa ainda era limitado para profissões com menores qualificações, como trabalhadores braçais e mesmo os caminhoneiros.

O programa permite que o Canadá receba pessoas vulneráveis de outros países, que sofrem com guerras, por exemplo, ao mesmo tempo em que dá aos empregadores canadenses acesso a um banco de talentos inexplorado com as habilidades necessárias para ajudar a economia a crescer.

O Canadá é um dos destinos mais procurados por refugiados e imigrantes do mundo inteiro, oferecendo milhares de oportunidades de emprego em muitas áreas, de forma estável e com ótima remuneração.

A Canadian Trucking Alliance trabalhará com o gabinete do ministro Fraser para ajudar na implementação do programa, fornecendo detalhes aos membros sobre como eles podem se conectar com os trabalhadores imigrantes que atendam aos requisitos para se tornarem caminhoneiros.

De acordo com o governo canadense, o programa deverá ser iniciado a partir de julho, garantindo aos imigrantes a documentação e treinamentos necessários para a condução dos caminhões.

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *