anúncios

Com uma falta estimada de 15 mil caminhoneiros, a Espanha já tem 25% das empresas de transporte de cargas com problemas na contratação de mão de obra. Por isso, entidades que representam o setor estão pedindo ao governo do país a facilitação da contratação de trabalhadores estrangeiros para suprir a escassez de mão de obra.

15.000 vagas de caminhoneiros que precisarão ser preenchidas em 2030 são resultado não só da atual escassez, mas também da grande massa de trabalhadores que se aposentará em um setor que tem idade média muito alta

De acordo com a IRU, a Organização Mundial de Transporte Rodoviário, 34% dos caminhoneiros na Europa têm 55 anos ou mais.

Para sanar o problema, essas entidades pedem ao governo espanhol que permita a contratação de caminhoneiros com experiência do Marrocos e da América Latina.

Se isso realmente sair do papel, as empresas de transporte poderão contratar motoristas estrangeiros, que receberão um visto de trabalho e terão que fazer a carteira de motorista profissional do país.

O país já tem um programa de contratação de estrangeiros, que ainda não contempla caminhoneiros, mas que é aberto sempre que exista uma grande procura de um perfil profissional e que este não possa ser contratado com mão de obra local. Geralmente é usado para cargos de níveis técnicos ou de formação superior.

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *