anúncios

A técnica do origami é uma arte de dobra papel, que significa literalmente isso, sendo a palavra originária de ori que significa “dobrar” e kami que significa “papel”. Mas a empresa sueca Stilride quer levar essa técnica a outro nível, com a construção de veículos e equipamentos de aço dobrado.

Recentemente, a empresa descreveu uma nova técnica de fabricação de veículos, que permite até o desenvolvimento de carretas, chamado de Stilfold.

Nesse processo, o aço é dobrado de forma semelhante ao origami, de uma forma que é necessária menos matéria prima para a produção de um equipamento, comparando com a produção convencional, de chapas e perfis rebitados, parafusados ou soldados.

“Com nossa tecnologia, resolvemos dois grandes desafios para o transporte pesado de hoje. Por um lado, aumentamos a eficiência ao podermos carregar mais em cada reboque, mas, acima de tudo, enfrentamos um desafio ambiental crescente. O transporte pesado é responsável por mais de um quarto das emissões na Europa hoje, e essa proporção aumentará se não acelerarmos a eletrificação e outros combustíveis alternativos. Nossa solução oferece benefícios ambientais diretos e importantes, desde a produção até o uso real”, diz Jonas Nyvang, fundador e CEO da Stilride.

De acordo com os cálculos anteriores da empresa, é bastante realista reduzir significativamente o peso de um reboque de um caminhão pesado em comparação com as soluções atuais. Por si só, isso significa a possibilidade de tornar a carga mais eficiente e ampliar o alcance de modelo com tecnologias alternativas de propulsão.

“O peso é um dos fatores mais importantes quando se trata de operação com modelos elétricos, portanto, ao mudá-lo, obtemos uma série de vantagens com nossa solução. O mais interessante aqui também é que isso não requer nada extra além da carreta sendo modernizada. Mesmo para o tráfego movido a combustíveis fósseis de hoje, isso significaria melhorias claras e a oportunidade de reduzir as emissões”, continua Jonas Nyvang.

No trabalho, a Stilride produziu um desenho inicial de um reboque para transporte pesado, como foco em aerodinâmica e peso otimizado.

De acordo com a empresa, em relação a um implemento tradicional, a tecnologia traz os seguintes benefícios:

  • 90% menos peças. Simplifica a fabricação e reduz significativamente a pegada ambiental;
  • 30% menos consumo de material durante a fabricação. Custo-benefício e impacto ambiental menor;
  • Aumento da capacidade de carga em mais de 5%.

Como exemplo, a Stilride contou mais especificamente com o impacto nas indústrias de produção e mineração. A grosso modo, um aumento da capacidade de carga de 5% por carga poderia significar uma economia de 12.000 toneladas de CO2 anualmente, apenas nessas áreas.

“O esboço que existe em torno de uma carreta fabricada com a tecnologia Stilfold ofereceria melhor aerodinâmica, redução de peso, menor consumo de combustível e maior capacidade de carga. Na próxima etapa, pode proporcionar uma melhoria considerável em termos de impacto ambiental do transporte pesado”, diz Henrik Seurin, PhD em aço na KTH.

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *