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A Corbitt era uma empresa fundada em 1894, na Carolina do Norte-EUA. Negociante de tabaco, a empresa evoluiu constantemente, e passou a produzir reboques e até veículos nos anos 1910. A partir de 1913 e pelos próximos 40 anos, foi fabricante de caminhões, com certo sucesso nos Estados Unidos.

No final dos anos 1940 e início dos anos 1950, haviam diversas restrições para caminhões na América do Norte, especialmente no que diz respeito ao comprimento dos veículos.

Por isso, boa parte dos modelos produzidos não tinha espaço para o motorista descansar, mesmo em viagens muitos longas, de costa a costa do país, que já se tornavam mais comuns.

A Corbitt viu nisso a possibilidade de ganhar mercado, apresentando um caminhão que tivesse espaço para o descanso do motorista, e que, ao mesmo tempo, respeitasse o limite de comprimento máximo.

O design adotado foi de uma cabine muito alta, com um nariz arredondado, e piso plano. Mesmo assim, a cabine era muito estreita. Por isso, o espaço para o motorista dormir ficava localizado sob o piso da cabine, logo acima do motor.

Era um caixão de aço, e não oferecia muito conforto. Geralmente o espaço não comportava um colchão, por isso o sono era muito desconfortável. Mas a vantagem é que dois motoristas poderiam trabalhar em um mesmo veículo. Enquanto um dirige, o outro dorme. Isso agilizava as entregas.

O caminhão tinha problemas com o design, especialmente na questão da manutenção. Serviços pequenos no motor poderiam ser feitos por escotilhas nas laterais da cabine, mas intervenções maiores exigiam que o piso da cabine fosse retirado, assim como o leito, o que era muito demorado.

O design, com a cabine tão alta, também complicava a vida do motorista, que sofria com muitos pontos cegos nos veículo.

Mesmo com tantos problemas, entre 1951 e 1953, o caminhão teve mais de 500 unidades produzidas, com diversas alterações entre elas, especialmente na altura da cabine, que foi sendo reduzida.

Um dos modelos mais altos, chamado de Highboy, que é um dos doze sobreviventes, está plenamente operacional. Outra unidade, de cabine mais baixa, também funciona. Os outros estão passando por restaurações ou parados em vários locais dos EUA.

By DB

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