anúncios

A Mobiauto acaba de realizar uma pesquisa gigantesca em sua base de dados que destaca os 50 modelos e versões de caminhões mais acessados pelos milhões de clientes da plataforma, denotando uma prova inequívoca do que o consumidor de veículos comerciais usados está procurando para comprar. O levantamento apurou entre as versões de todos os caminhões usados do país quais os 50 mais procurados, compreendendo modelos de 1981 a 2022.

Na interpretação do comportamento do mercado de caminhões usados, a Mobiauto ganha destaque. “Na consolidação do nosso ranking de 50 caminhões mais acessados pelos clientes, notamos um equilíbrio muito grande entre veículos leves, médios e pesados”, comenta Sant Clair Castro Jr., consultor e CEO da Mobiauto, responsável pela pesquisa. “Um ponto que merece destaque é o fato de a Ford, que paralisou a produção de caminhões no Brasil em 2019, ser a terceira marca com mais modelos procurados na pesquisa. Sinal de que, mesmo fora de linha, eles continuam bem conceituados entre os consumidores”, ressalta.

Feito durante o primeiro trimestre de 2023, o levantamento está atualíssimo em relação às intenções de compra. Esses 50 caminhões representam mais de 90% de todos os acessos da plataforma. “Nosso leque de opções para compradores vai desde um Ford F4000 até os cavalos-mecânicos da Scania. Mas a ideia aqui era destacar os 50 mais acessados mesmo”, explica o CEO da empresa.

Sob o ponto de vista financeiro, o levantamento exclusivo e inédito da Mobiauto redesenha o mapa de “melhores negócios” para orientação do consumidor, uma vez que é importante conhecer a performance de um caminhão no segmento de usados. E a conclusão é simples, daí a importância de se ter realizado uma pesquisa tão abrangente: os caminhões mais acessados são vendidos com maior facilidade, justamente porque a procura é maior. “Se eu tenho um Hyundai HR, por exemplo, e sei que há uma legião de compradores interessados no meu caminhão, eu simplesmente vou vendê-lo por um valor mais alto. Tão simples como isso”, explica Castro Jr.

Quais os caminhões mais procurados do Brasil?

Dentre os milhões de acessos que recebe em sua plataforma mensalmente, vindos de todos os Estados do país, bastou aos pesquisadores apurarem os volumes de cliques em cada modelo e versão, compondo um percentual de busca no site da Mobiauto. E dois levantamentos foram realizados. Confira o ranking do primeiro deles, das dez opções de versão/modelo/ano.

TOP 20 POR MODELO
MarcaModeloAno-ModeloAcessos  1° Tri 2023
HyundaiHR201113,18%
ScaniaG 440201712,28%
HyundaiHR20146,92%
HyundaiHR20084,57%
HyundaiHR20183,73%
Volkswagen9.17020203,63%
HyundaiHR20193,28%
HyundaiHR20092,90%
HyundaiHR20202,84%
HyundaiHR20172,81%
Volkswagen8.16020162,53%
HyundaiHR20122,16%
Volkswagen5.15020131,99%
Mercedes-BenzAtego20211,97%
IvecoDaily Chassi20151,66%
VolkswagenExpress20191,57%
FordCargo 81620141,56%
Volkswagen5.14020101,40%
IvecoDaily Chassi20111,35%
Mercedes-Benz70919891,28%

“É interessante a soberania da Hyundai. Esse modelo HR é um produto extremamente bem avaliado no mercado, tanto que aparece na lista com várias versões e anos de produção”, explica Sant Clair Castro Jr. Quando destituímos da pesquisa as versões mais procuradas pelos compradores, consolidando todas as opções de compras somente em modelos, o predomínio do Hyundai HR repete-se de forma ainda mais clara. “Note que, entre os veículos ano 2008 até 2020, esse VUC ocupa 42,39% de todas as procuras de compradores, que são os percentuais somados de cada ano. É um fenômeno”, diz.

TOP 50 POR VERSÃO
MarcaModeloVersãoAno-ModeloAcessos  1° Tri 2023
HyundaiHRHD 2.5 (sem caçamba)201113,18%
ScaniaG 440G-440 A 6X4 2p (E5)201712,28%
HyundaiHR2.5 CRDi HD Longo sem Caçamba20145,68%
Volkswagen9.170Delivery 2p (diesel)(E5)20203,63%
HyundaiHRHD 2.5 TCI Longo (Com Caçamba)20083,35%
HyundaiHR2.5 CRDi Longo sem Cacamba20193,28%
HyundaiHR2.5 CRDi Longo sem Cacamba20202,84%
HyundaiHRHD 2.5 (sem caçamba)20092,84%
HyundaiHR2.5 CRDi Longo sem Caçamba20172,81%
HyundaiHR2.5 CRDi Longo com Caçamba20182,71%
Volkswagen8.160Delivery20162,53%
Volkswagen5.150Delivery20131,99%
IvecoDaily Chassi35S14 CS 375020151,66%
Mercedes-BenzAtego1419/4820211,60%
VolkswagenExpressDRC 4X2 2p (diesel) (E5)20191,57%
FordCargo 81681620141,56%
Volkswagen5.140Vw  TB-IC 4X2 (Delivery)20101,40%
HyundaiHRHD 2.5 TCI (Cab Curta)20121,38%
Mercedes-Benz7092 P19891,28%
FordCargo 815Turbo20031,28%
HyundaiHR2.5 TCI HD Longo com Caçamba20141,25%
HyundaiHRHD 2.5 TCI Longo (Sem Caçamba)20081,21%
HyundaiHR2.5 CRDi HD Longo sem Caçamba20161,20%
Volkswagen6.1604×220181,09%
FordF 4000Turbo 4×4 (N.Serie Cummins)20101,05%
HyundaiHR2.5 CRDi Longo sem Caçamba20181,02%
FordF 11000F-1100019810,94%
IvecoDaily Chassi35S1420110,88%
Mercedes-BenzAtego2426/54 6X2 E520200,83%
HyundaiHD 78HD78 3.0 16V20120,81%
HyundaiHRLD 2.5 TCI Extra-Longo (sem Caçamba)20120,78%
HyundaiHRHD 2.5 TCI Longo sem Cacamba20130,73%
FordCargo 712-T 4X220120,72%
Volkswagen5.140Vw  TB-IC 4X2 (Delivery)20060,63%
FordCargo 81681620170,62%
FordCargo 81681620130,61%
Volkswagen9.160Delivery20140,61%
HyundaiHRHD Longo com Caçamba TURBO20100,60%
ScaniaR 440R-440 A 6X2 2p (E5)20160,59%
MANTGX28.440 6×2 2p (diesel) (E5)20190,57%
IvecoDaily Chassi35S14 2p (dies.)(E5) – D20190,56%
FordCargo 1119Cargo 111920150,55%
ScaniaR 440R-440 A 6X2 2p (E5)20150,52%
Volkswagen19.360Constellat. Tractor (diesel)(E5)20210,48%
IvecoDaily Chassi55C1620110,47%
FordF 4000Turbo 4×4 (N.Serie Cummins)20090,43%
Mercedes-Benz708708 2p (diesel)19880,43%
Volkswagen25.420Constellation 6×2 2p (Diesel)(E5)20200,39%
Volkswagen8.150Vw  TB-IC 4X2 (Delivery)20050,38%
Mercedes-BenzAtego1719/36 E520210,37%

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *