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Os transportadores chineses contarão, em breve, com novas configurações para o transporte de cargas, visando aumentar a eficiência do setor e reduzir emissões de poluentes.

Um projeto que vem sendo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Estradas do Ministério dos Transportes da China, em conjunto com a Geely Holding Group e a China Railway Intermodal Transport, pretende analisar a vibilidade da utilização de rodotrens e bitrenzões no país.

Dentro dos testes, o primeiro conjunto que vem sendo utilizado é um cavalo mecânico Geely G1M, que usa um motor a metanol, engatado em dois semirreboques de três eixos, permitindo o transporte de dois contêineres de 20 pés.

Com comprimento máximo de 18 metros, o conjunto permite o transporte de 73 toneladas, quase 50% acima do permitido para carretas convencionais.

Os testes iniciais mostram uma redução de custos de até 15% na comparação da carga transportada entre carretas e os bitrenzões. Também há uma redução de mais 18% com o uso do caminhão movido a metanol, em relação a um cavalo mecânico a diesel.

Se o uso desse tipo de conjunto for aprovado, espera-se que novos tipos de “trens rodoviários” sejam testados, inclusive em versões mais longas.

Além da questão de economia e redução de emissões, esses caminhões podem reduzir a escassez de mão de obra no setor de transporte na China, que vem piorando ao longo dos últimos anos.

By DB

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