anúncios

O Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, Sean Fraser, anunciou neste semana a abertura de um programa piloto para ajudar empresas a contratarem trabalhadores de outros países, especialmente refugiados e outros imigrantes que sejam qualificados. A medida abrange também os caminhoneiros.

Há vários anos, o Canadá tem o programa Economic Mobility Pathways Pilot (EMPP), que permite a contratação de trabalhadores de outros países que sejam altamente qualificados, de forma a superar a falta de mão de obra em alguns setores.

Esse programa ainda era limitado para profissões com menores qualificações, como trabalhadores braçais e mesmo os caminhoneiros.

O programa permite que o Canadá receba pessoas vulneráveis de outros países, que sofrem com guerras, por exemplo, ao mesmo tempo em que dá aos empregadores canadenses acesso a um banco de talentos inexplorado com as habilidades necessárias para ajudar a economia a crescer.

“Este é um ótimo programa que visa proteger os refugiados que precisam de ajuda, ao mesmo tempo em que os conecta com empregadores que têm empregos disponíveis. Este programa manterá o Canadá em movimento, abordando a escassez aguda de mão de obra em setores críticos, ao mesmo tempo em que protege novos trabalhadores em potencial que estão em maior risco”, disse Stephen Laskowski, presidente da Canadian Trucking Alliance.

O Canadá é um dos destinos mais procurados por refugiados e imigrantes do mundo inteiro, oferecendo milhares de oportunidades de emprego em muitas áreas, de forma estável e com ótima remuneração.

“O Canadá é um líder global em ajudar refugiados qualificados a se conectarem com empregadores que lutam para encontrar trabalhadores em áreas críticas, ao mesmo tempo em que oferece aos recém-chegados a oportunidade de reiniciar suas carreiras e suas vidas aqui no Canadá. Nosso governo continuará a desenvolver e dimensionar medidas inovadoras de imigração para ajudar os empregadores a lidar com sua escassez crítica de mão de obra e oferecer aos refugiados a oportunidade de viver em segurança enquanto reconstroem suas vidas”, disse o ministro Fraser.

A Canadian Trucking Alliance trabalhará com o gabinete do ministro Fraser para ajudar na implementação do programa, fornecendo detalhes aos membros sobre como eles podem se conectar com os trabalhadores imigrantes que atendam aos requisitos para se tornarem caminhoneiros.

De acordo com o governo canadense, o programa deverá ser iniciado a partir de julho, garantindo aos imigrantes a documentação e treinamentos necessários para a condução dos caminhões.

By DB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *