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As Joint Ventures são investimentos conjuntos de empresas, que muitas vezes trabalham como concorrentes. Com isso, ganha-se escala de produção e muitos custos são reduzidos, o que também agiliza o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

É exatamente esse o caso da CABTEC, uma joint venture criada entre a holandesa DAF e a Enasa, que detinha as marcas Pegaso e Seddon Atkinson.
Fundada em 1984 pelas empresas, que na época pertenciam à International Harvester dos Estados Unidos, as montadoras tinham como objetivo desenvolver aquela que seria a cabine mais moderna da Europa.

Os primeiros caminhões equipados com a novíssima cabine, maior, mais confortável e tecnológica foram os Pegaso Troner, em abril de 1987.

Em agosto do mesmo ano chegava ao mercado o DAF 95 (imagem inicial), e no ano seguinte, 1988, inicio-se a produção do Seddon Atkinson Strato.

Em 1988, o DAF 95 foi premiado com o International Truck of the Year, boa parte graças a nova cabine.

Dois anos depois, em 1990, a Enasa foi vendida pela International para a Iveco, e uma nova cabine foi desenvolvida para os caminhões da montadora italiana em 1993, o que levou as marcas Pegaso e Seddon Atkinson a usarem a mesma base para os seus modelos.

Com isso, chegou ao fim a joint venture CABTEC. Mas a história dessa cabine não acabou junto com ela.

Os caminhões DAF continuaram a evoluir, e receberam atualizações, na Europa, nos anos de 1990, 1992, 1994, 1997, 2002, 2005, 2012 e 2017. Apesar de uma nova linha de cabines para os modelos DAF começar a ser vendida nesse ano, a CABTEC continua a ser usada em caminhões para exportação produzidos na Europa e também na operação brasileira da marca.

Por aqui, os modelos equipados com essa cabine devem ter muitos anos de vida ainda.

Claro que, como um projeto da década de 1980, a cabine CABTEC passou por dezenas de atualizações ao longo dos anos, para ficar mais segura e se adequar às novas legislações.

Mas é um feito e tanto para um projeto de mais de 35 anos.

By DB

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